quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Bem - aventurado Davi de Himmerod (11 de dezembro)

No dia 11 de dezembro, celebramos a memória litúrgica do Bem-aventurado Davi, monge da abadia de Himmerod, na Alemanha, casa-mãe de nossa abadia de Itaporanga.

Natural de Florença, Davi entrou em Claraval como noviço, no entanto, foi mandado embora uma primeira vez devido a sua fraca saúde, mas como insistia a bater na porta, Nosso Pai São Bernardo, movido de compaixão e prevendo a sua santidade futura, o recebeu novamente.

Pouco tempo depois, foi enviado a nova fundação de Himmerod, juntando-se com São Randufo e seu grupo fundador.

Alguns anos mais tarde, Nosso Senhor - mui bondoso, tocado por suas preces e sua lágrimas, dignou-se a conceder-lhe uma saúde suficiente e ele pôde dedicar-se ao trabalho como os outros.

O bem-aventurado Davi semeava a alegria; qualquer que o visitava com tristeza retornava alegre. Surgiu a sua fama de taumaturgo e afirmava-se que estava agraciado com o dom da profecia. Às vezes, embriagado pelas bençãos celestes, perdia os sentidos, sem contudo deixar de trabalhar. 

De resto, ele não procurava os lugares isolados ou as celas retiradas para se dedicar à oração, mas seguia em tudo a Regra e a vida comum.

Ele morreu em 1179 e foi sepultado no Capítulo, favor reservado só a abades. Ele apareceu a alguns de seus irmãos e a pessoas piedosas enquanto guardavam suas vestes como relíquias; numerosas foram as curas operadas.

Em 1204, seus restos mortais foram transladados  para o claustro.

A abadia de Himmerod gozava, desde o início do século XIV, do privilégio de celebrar a missa com oração própria em honra ao Bem-aventurado Davi!


Ó Deus, que concedestes ao monge Davi, vosso servo, deixar tudo e dedicar-se inteiramente a vós no caminho da salvação eterna, dai-nos, também, a graça de vos servir nos irmãos com espírito de pobreza e humildade de coração. Por Nosso Senhora Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírit Santo. Amém!