quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Aconteceu em Outubro/2018 - Curso de Formação Monástica

Nos dias de 22 a 26 de outubro, aconteceu em nosso Mosteiro o Curso de Formação Monástica para as irmãos e irmãs da formação de nossos mosteiros do Brasil - professos simples, noviços e postulantes.


O curso contou com a participação de representantes dos mosteiros femininos de Nossa Senhora de Fátima (Itararé/SP), Nossa Senhora da Santa Cruz (Monte Castelo/PR) e Nossa Senhora Aparecida (Campo Grande/MS) e dos mosteiros masculinos de Nossa Senhora de São Bernardo (São José do Rio Pardo/SP), Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor (Jequitibá/BA) e de nossos formandos do Mosteiro Cisterciense de Nossa Senhora da Santa Cruz (Itaporanga/SP).




Além disso, o encontro foi conduzido pelos conferencistas: Dom Celso (Itaporanga/SP), Dom Paulo Celso Demartini (São José do Rio Pardo/SP), Ir. Guilherme (Campo Tenente/PR) e Ir. Estevão (Itatinga/SP).



Sendo ancorado pelo material do monge trapista Michael Casey, o encontro propôs o estudo dos valores que permeiam a vivência em nossos dias do carisma da Ordem Cisterciense - estímulos e exortações embasadas nos escritos de nossos padres como Bernardo de Claraval, Guilherme de Saint'Thierry e Elredo de Riveaux, coroaram este momento especial de troca de experiências e partilhas entre os jovens monges e monjas e puderam se conhecer e refletir aspectos da observância cisterciense e meio para que nosso carisma continue a contagiar a Santa Igreja.

O encontro foi finalizado com a visita ao Mosteiro de Nossa Senhora de Fátima, de Itararé, em que fomos acolhidos pelo Madre Conceição e toda a comunidade com a partilha da refeição e do calor fraterno!


Que Deus abençoe a todos que contribuiram para que essa experiência se realizasse da melhor forma possível!

Que Nossos Pais - São Roberto, Santo Alberico e Santo Estevão - interceda por nossos mosteiros, para que sejamos fiéis ao sopro do Espírito que o inspirou a fundar essa comunidade monástica no "deserto" de Cister e permitiu que chegasse até nós.